11 NOV 2022
No pé de uma serra ou na beira da calçada, o forró abraça gerações e incorpora tendências, mantendo-se como patrimônio vivo da música brasileira. É na força dessa mistura que nasce o Festival SanForró, projeto que propõe a valorização do ritmo entre os artistas potiguares e oferece ao público apresentações gratuitas para dançar e cantar no toque da sanfona. A primeira edição acontece neste sábado (12), no pátio da Funcarte, na Av. Câmara Cascudo, em frente ao Rio Potengi. O SanForró conta com o patrocínio da Prefeitura de Natal e Unimed Natal, por meio do Programa Djalma Maranhão.
A estreia tem um mote especial. É o dia em que se celebra os 86 anos do mestre Elino Julião, nosso principal nome do forró, que nasceu em 13 de novembro de 1936. A data foi recém oficializada no RN como o Dia Estadual do Forró. O projeto acontecerá na véspera de seu aniversário, a partir das 16h, reunindo importantes artistas potiguares.
Toda estrutura será montada no pátio externo da Fundação Cultural Capitania das Artes, na Ribeira. O acesso será gratuito, não havendo qualquer tipo de cobrança de ingressos. É só chegar e cair no arrasta pé ao som de artistas de várias gerações.
“A gente quer promover o forró na nossa cidade de uma forma acessível, como eram os antigos forrós. De forma itinerante, queremos oferecer entretenimento gratuito e colaborar com a valorização dos artistas da cidade que abraçam o ritmo”, comentou o produtor Marcelo Veni.
Autor(a): Marcos Pinto