Saúde

Fisioterapeuta explica como evitar as tensões musculares às vésperas das provas do Enem

31 OUT 2023

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Nos dias que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é comum alguns estudantes ficarem em uma mesma posição durante muito tempo para revisar os conteúdos e aproveitar os últimos momentos de estudo. Além disso, também é possível enfrentar situações de estresse, emoções à flor da pele, ansiedade e alterações no sono. Isso pode ocasionar as chamadas tensões musculares, que incomodam bastante, e podem atrapalhar o desempenho nos estudos e na hora da prova. 

As tensões musculares são causadas por um desequilíbrio na fáscia muscular, uma rede de tecido que envolve toda a musculatura, explica a fisioterapeuta do Centro Vitta, Ana Letícia Souza. “Quando sofremos essas emoções, essa rede de conexões aperta a musculatura, impossibilitando de o músculo manter sua capacidade de deslizar com fluidez sobre ela, levando a dor, desconforto e limitação do movimento”. 

As tensões podem ser evitadas com sono de qualidade, administração da ansiedade e estresse, prática de atividade física e acompanhamento com o fisioterapeuta. “Podemos usar como técnica de terapia manual a chamada liberação miofascial. Ela irá proporcionar alívio das dores, equilíbrio da fáscia, ganho de mobilidade, melhor conforto físico, bem estar e melhora no desempenho dos estudos”, garantiu a profissional. 

Ana Letícia orienta os candidatos, que vão passar mais de dez horas sentados fazendo as provas durante os dois dias de Enem, a procurar um bom profissional de fisioterapia para realizar uma avaliação e seguir as orientações passadas por ele. “Também é preciso dormir bem nas noites que antecedem as provas, relaxar fazendo algo que goste, se alimentar bem, com comidas leves, e manter a calma”. 

Sobre o Centro Vitta

O Centro Vitta é referência em Natal para o diagnóstico, tratamento e manejo da dor. Na clínica, são aplicados os melhores métodos, com comprovação científica e reconhecimento internacional, para reestabelecer as capacidades funcionais de pessoas que sentem dores, segundo um contexto biológico, social ou psicológico, por meio de diagnóstico especializado, educação de hábitos, tratamento personalizado e atendimento humanizado.

O espaço, que conta com instalações amplas e modernas, fica localizado na rua Leonardo Drummond, 1610, Lagoa Nova. O telefone para contato é (84) 3206-3327.

Autor(a): BZN



últimas notícias