17 FEV 2024
O secretário de Administração do RN, Pedro Lopes, usou as redes sociais, neste sábado (17), para acusar empresários se terem ficado com o “dinheiro do ICMS pago pelos contribuintes/consumidoras” com a redução da alíquota modal do ICMS de 20% para 18% a partir de janeiro deste ano de 2024. Diz que “a sociedade perdeu com o enfraquecimento das receitas do poder público estadual”.
Levou o peso à defesa da Federação da Indústria do RN (Fiern) e à Federação do Comércio do RN (Fecomércio) pela redução da alíquota “porque faria reduzir os preços dos produtos. Não reduziu”.
A Fecomércio, então, emitiu nota em que rebate o comentário do secretário e apresenta uma análise técnica dos valores da inflação em janeiro.
Explica que, com base nos números analisados, a inflação no RN foi menor do que o previsto e que o IBGE não calcula o índice da inflação em Natal e região metropolitana. “A verdade é que a inflação em janeiro na capital potiguar foi bem mais baixa do que na capital vizinha e no Brasil como um todo”.
Íntegra da nota:
Autor(a): BZN