Polícia

Fuga de presos do Pavilhão 4 de Alcaçuz, palco de massacre em 2017. Juiz alertou em maio risco de colapso

17 JUL 2021

Foto: Provável cenário da fuga

Presos do Pavilhão 4 da Penitenciária Doutor Francisco Fernandes, popularmente conhecida como Alcaçuz, conseguiram fugir. Ainda não se sabe o número exato e como alcançaram a fuga.

Segundo fontes do setor de Segurança, escaparam provavelmente 12 presos da cela 9 do pavilhão 4. A suspeita é de que pularam o alto muro.

No dia 23 de maio, o BZN reproduziu tuítes do juiz Henrique Baltazar, da Vara de Execuções Penais, alertando sobre o risco de colapso no sistema prisional.

Escreveu ele:

- Unidades prisionais reformadas no RN não recebem presos por insuficiência de policiais penais. Conversei s/ isso c/a governadora e entendo suas ponderações qto ao problema legal (LRF, gasto com pessoal, nº de servidores etc), mas urge buscar solução ou o sistema prisional colapsa.

- Gestão profissional e destinação de recursos salvaram o sistema prisional do RN em meados de 2017, o que tem sido otimizado desde então, mas a insuficiência de policiais penais e a não abertura de novas vagas pode nos fazer retornar ao caos anterior.

Em tempo

O Pavilhão 4 foi cenário do massacre ocorrido no dia 14 de janeiro de 2017, quando do pelo menos 26 detentos  foram assassinadas em rixa de facções criminosas.

Destruído, o pavilhão foi recuperado e ganhou mais vagas para reduzir a superlotação. Entretanto, o ambiente continua com mais que o dobro da sua capacidade.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias