Cidade

Funasa/RN é campeã nacional no programa federal de construção de poços

06 DEZ 2022

Foto: Divulgação

A Funasa/RN, desde o início deste ano, empreende o Programa do Governo Federal A Força-Tarefa das Águas, que de forma complementar à transposição do Rio São Francisco pretende levar água a pequenas comunidades rurais sem abastecimento. Só em 2022 já foram construídos 1.651 poços em apenas 11 meses, beneficiando 57.231 famílias (cerca de 9% da população potiguar) espalhadas em 70% dos municípios norte-rio-grandenses (117). A título de comparação: a Funasa/RN construiu mais poços do que a soma de todas as demais superintendências da Funasa no resto do Brasil, e mais do que a soma de todos os poços construídos pela DNOCS em todo o Nordeste em 2022. 

Já foram investidos mais de 102 milhões de reais, a maior parte bancados por emendas dos deputados federais potiguares. Em 2023, já estão garantidos 45 milhões de uma emenda da Bancada Federal para a continuidade das obras. 

Projetado para reduzir a dependência da Operação Carro Pipa (OCP), mais custosa, paliativa e intermitente, o Programa Força-Tarefa das Águas no RN se tornou um case de sucesso no Brasil, tamanha a sua efetividade: em apenas 11 meses a Operação Carro Pipa caiu pela metade no RN. De 136.613 potiguares atendidos pela OCP em janeiro, hoje apenas 61.080 dependem da mesma. Segundo Pablo Tatim, superintendente da Funasa no RN, em 2023 a meta é erradicar a Operação em solo potiguar. 

Isso tudo fez a Funasa/RN ser considerada a melhor Superintendência da Fundação em todo o Brasil e um dos paradigmas de boa gestão pública no Executivo Federal, visto que o Programa é acompanhado de perto pela Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República.

Autor(a): Marcos Pinto



últimas notícias