Mundo

G20: pool de TV flagra presidente chinês repreendendo premier canadense

16 NOV 2022

O vídeo que viraliza nas redes sociais é este em que o presidente chinês Xi Jinping repreende o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, nesta quarta-feira (16) no G20, segundo a repórter Annie Bergeron-Oliver, da CTV National News.

Disse Xi para Trudeau, por meio de um intérprete: “Tudo o que discutimos vazou para o jornal, isso não é apropriado, não é assim que fazemos as coisas”.

A acusação ocorreu quando os dois se cruzaram num espaço público em Bali, na Indonésia, onde os dois líderes participam da cúpula do G20. 

De acordo com Annie Bergeron-Oliver, Trudeau interrompeu o líder chinês e disse: "Acreditamos no diálogo livre, aberto e franco e é isso que continuaremos a ter. Continuaremos a procurar trabalhar construtivamente juntos, mas haverá coisas em que discordaremos e teremos que..." 

E foi interrompido por Xi: “Vamos criar as condições primeiro",”. Estendeu a mão para Trudeau e saíram em direções opostas.

A jornalista informa que o descontentamento expressado pelo presidente chinês ao primeiro-ministro foi pelo fato de detalhes da breve reunião da dupla na hoje terem "vazado" para a imprensa. 

Como o que disse a China durante a reunião não ficou claro para Trudeau, este interrompe Xi, responde destacando a importância do diálogo "livre e aberto" no Canadá e a liberdade de imprensa. "No Canadá, acreditamos no diálogo livre, aberto e franco e é isso que continuaremos a ter", diz o canadense. "Continuaremos a procurar trabalhar juntos de forma construtiva, mas haverá coisas em que discordaremos”, completou

Questionado por repórteres se havia oferecido a Xi alguma garantia de que o conteúdo da conversa não seria compartilhado, Trudeau falou sobre a importância de manter os canadenses "informados sobre o que estamos fazendo e o conversas que estamos tendo aqui”. 

Admitiu: "Nem toda conversa será fácil, mas é extremamente importante que continuemos defendendo as coisas que são importantes para os canadenses".

Mais: “O Canadá confia a seus cidadãos informações sobre as conversas que temos em seu nome, como governo. Acho importante que os canadenses em uma democracia, que os cidadãos em uma democracia, sejam informados sobre o trabalho que os líderes estão fazendo em seu nome. E não vou deixar de ser franco com os canadenses, mesmo quando discutimos assuntos importantes e às vezes delicados”.



Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias