Cidade

Governo do RN desobedece decisão judicial e para de fornecer medicamento para tratamento de câncer. Vamos ajudar Dudu Vale!

19 FEV 2025

O governo potiguar vem recorrente desobedecendo as determinações do Judiciário, nas diversas áreas de atuação.


O mais chocante é quando ocorre na falta de assistência à saúde e de medicamentos imprescindíveis em tratamentos que urgem para cura de doenças graves. E vem ocorrendo frequentemente.


O caso de Eduardo Vale tomamos conhecimento porque é uma pessoa conhecida e querida nossa. Imaginem os muitos que padecem no anonimato.


Pois bem!


Neste mesmo período no ano de 2024, Dudu, como carinhosamente é chamado, passou pela situação que sofre agora: o governo Fátima Bezerra (PT) prorroga prazos para fornecer a medicação "Everolimo 10mg" para o seu tratamento oncológico, que se encontra em metástase nos pulmões e ossos, e urgem para sua cura.


No ano passado, após imenso apelo popular e judicialização, foram fornecidos 80 compridos do medicamento, 40 semanas. No dia 17 de dezembro de 2024 foi o último comprimido fornecido pelo estado - a última liberação da medição foi dia 03/09/24, as últimas caixas que tinham na Unicat, mas desde então o estado sabe da falta, visto que recebia num departamento de medicamentos judicializados.


No dia 14/10/24, Dudu passou a receber declaração de falta da medicação e a informação de que medidas administrativas estavam sendo tomadas para o cumprimento da decisão judicial. Ou seja: demonstra a incompetência do governo em cumprir seus compromissos administrativos e judiciais.


A medicação que Dudu ainda tem acaba na próxima segunda-feira (24).


“A positividade é sempre recomendada em todas as circunstâncias, mesmo tomando morfina a cada 6 horas e conviver com dores apesar do tratamento. Procuro sempre estar ocupado de qualquer forma e não ter pensamentos negativos, mas vez por outra as dores trazem lembranças e viver com um tumor na cabeça é uma ameaça diária. Esta semana o tratamento é radioterapia como tentativa de retardo do avanço das metástases ósseas”, desabafa Dudu.


E então, governadora, vai deixar mais uma vítima da incapacidade da administração da saúde pública pesar sobre seus ombros?


Em tempo!


O custo do medicamento é de R$ 12 mil. Como não dá para esperar a responsabilidade do governo valer a determinação da Justiça, os amigos estão em campanha para arrecadar. Qualquer quantia é bem-vinda na soma dos grãos da esperança. Quem puder tomar uma atitude pela vida, o Pix: 84999450789.

Autor(a): BZN



últimas notícias