25 OUT 2024
A Guarda Municipal de Natal (GMN) está integrada à força de segurança do segundo turno das eleições municipais. Atendendo à necessidade de segurança, a Guarda inicia o serviço na tarde deste sábado (26), disponibilizando 250 agentes municipais que farão a guarda das urnas e dos locais de votação espalhados pelas regiões administrativas do município.
A fim de contribuir para um pleito seguro e sem intercorrências, a GMN realizará patrulhas em toda a cidade, montando bases e garantindo que os eleitores tenham o seu direito ao voto realizado com segurança. A guarda fará a segurança de 50 escolas municipais, tendo a participação de 25 viaturas e nove motos em rondas constantes em toda a cidade.
O pleito eleitoral é o ápice da democracia da República Brasileira, no qual os cidadãos exercem o seu direito de escolher os seus representantes. Dessa maneira, a segurança da população é prioridade da gestão municipal. “O primeiro turno logrou êxito na operação, esperamos que o segundo turno possa se manter da mesma forma tranquila. A Guarda Municipal permanece atenta a todo e qualquer crime eleitoral que venha a ser cometido durante todo o dia do pleito”, destacou Rozivan Valle, comandante da GMN.
No primeiro turno das eleições, a Guarda Municipal registrou três ocorrências que foram encaminhadas à força policial. Contudo, as ocorrências não tinham ligação com crime eleitoral. Garantindo o direito ao voto, a Patrulha Maria da Penha manterá duas equipes disponíveis para acompanhar as mulheres que são assistidas pelo sistema.
Para a denúncia de crimes no dia da eleição, a população deve ligar para o 190, onde a Guarda Municipal estará atuando em conjunto com a Polícia Militar.
Autor(a): BZN