31 JUL 2025
Violência e profanação marcou a população de Itaiópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina: um homem entrou na histórica Paróquia Santo Estanislau, no bairro Alto Paraguaçu, e deixou um dispositivo explosivo sobre o altar central. Após acionar o artefato, fugiu correndo, e foi preso pela Polícia Militar pouco depois, mas a identidade ainda não foi divulgada.
O homem entrou sozinho na igreja, que está tombada pelo Iphan desde 2007 e é considerada a maior construída por imigrantes poloneses na América Latina. Câmeras de segurança filmaram o momento em que ele deposita o explosivo, possivelmente um rojão, diante do sacrário, e foge imediatamente.
A explosão causou danos à estrutura do altar. O suspeito foi capturado em flagrante e a prisão preventiva foi decretada pela Justiça.
Histórica!
A Paróquia Santo Estanislau, edificada entre 1915 e 1922 em estilo neogótico polonês, é um patrimônio cultural fundamental de Itaiópolis, reconhecido pela sua dimensão arquitetônica e relevância histórica no Alto Paraguaçu. É um símbolo de resistência e fé para a comunidade local.
A investigação segue conduzida pela Polícia Civil de Santa Catarina, com apoio da perícia técnica.
Autor(a): BZN