10 OUT 2024
Funcionando há um mês, o primeiro hospital público veterinário de Natal contabiliza mais de 1.100 atendimentos à população animal do município. Ofertando diversos serviços, como consultas, cirurgias, exames de imagem e tratamento ambulatorial, o hospital é referência de atendimento para cães e gatos na capital potiguar.
O serviço oferecido na unidade é o destaque para a cidade que não tinha atendimento veterinário gratuito para a população que não tem como pagar tratamento para seus animais. “Um hospital bem equipado e administrado, que oferece cirurgia para os casos mais graves, e com todas as condições para um atendimento de qualidade para os pequenos animais”, destaca o prefeito Álvaro Dias, diante dos números de atendimento.
Comemorando um mês de funcionamento nesta sexta-feira (11), o hospital soma, além dos mais de mil animais atendidos, a realização de 1.300 exames (entre laboratoriais e ambulatoriais), cerca de 40 cirurgias (gerais e ortopédicas), e 200 exames por imagem (como ultrassonografias e radiografias) ofertados gratuitamente para os animais de estimação de Natal.
"O Hospital Municipal Veterinário é uma grande conquista para o município e para todos os moradores de Natal. É um serviço equipado para dar todo o suporte para os animais da nossa população", comenta Chilon Batista, secretário de Saúde de Natal, sobre a comemoração de um mês de funcionamento do serviço na cidade.
Administrado pela Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, Organização da Sociedade Civil (OSC) selecionada por edital lançado pela Prefeitura, o hospital oferta também demanda remota por meio do TeleVet para os munícipes conseguirem acesso a laudos, prontuários e demais serviços complementares ao atendimento presencial, que pode ser acessado pelo aplicativo "Natal Digital".
Para o diretor do hospital, Peterson Alexandre, os primeiros trinta dias de funcionamento são de saldo positivo. “Têm ocorrido uma ótima adesão da população, a equipe tem demonstrado cada vez mais capacidade para atender os casos, inclusive a maioria é de casos complexos, o que tem contribuído para o aumento da taxa de sucesso na resolução deles, e isso tem sido muito bom. Há muito o que atender ainda na cidade, mas para os primeiros trinta dias é a confirmação da carência do serviço veterinário gratuito na cidade, e que agora estamos conseguindo assistir esses animais que precisam desse atendimento.”
Autor(a): BZN