Mundo

Iate do bilionário russo Alisher Usmanov é apreendido pelas autoridades alemãs em Hamburgo

03 MAR 2022

Foto: Instagram Dilbaryacht

A informação é da Forbes, na matéria assinada por Giacomo Tognini. Segundo o jornalista, o bilionário russo Alisher Usmanov teve o seu badalado iate Dilbar, de 512 pés - que tem até perfil no Instagram - avaliado em cerca de US$ 600 milhões, foi apreendido pelas autoridades alemãs na cidade de Hamburgo.


Informa que a embarcação está nos estaleiros de Hamburgo da empresa de construção naval alemã Blohm+Voss desde o final de outubro para um trabalho de reforma. “Fontes que conversaram com a Forbes disseram que o governo alemão congelou o ativo e que, provavelmente, os funcionários da Blohm+Voss que trabalhavam no iate não apareceram para trabalhar na quarta-feira. Representantes de Blohm+Voss e Usmanov não responderam imediatamente a um pedido de comentário”, explica.


O Dilbar foi comprado em 2016. “Com 15.917 toneladas, é o maior iate a motor do mundo em tonelagem bruta e é tipicamente tripulado por uma tripulação de 96 pessoas”, diz a Forbes. Possui “a maior piscina já instalada em um iate, além de dois helipontos, sauna, salão de beleza e academia. Seu interior luxuoso tem mais de 1.000 almofadas de sofá e pode acomodar até 24 pessoas em 12 suítes. O iate faz parte da fortuna estimada de vários bilhões de dólares de Usmanov, que abrange participações na gigante de minério de ferro e aço Metalloinvest e na empresa de eletrônicos de consumo Xiaomi, bem como participações menores em telecomunicações, mineração e mídia. Um dos primeiros investidores no Facebook, juntamente com o bilionário Yuri Milner, Usmanov também possui extensos ativos imobiliários no Ocidente, variando de duas propriedades no Reino Unido – Beechwood House em Londres e Sutton Place em Surrey, avaliadas em US $ 280 milhões – para casas de luxo em Munique, Alemanha; Lausanne, Suíça; Mônaco; e Sardenha. Usmanov vendeu sua participação de 30% no time de futebol inglês Arsenal F.C. em 2018 por quase US$ 700 milhões em dinheiro, mas até esta semana tinha vínculos com o futebol por meio de seus patrocínios USM Holdings e MegaFon do Everton F.C. A equipe da Premier League disse na quarta-feira que estava suspendendo os acordos à luz do ataque da Rússia à Ucrânia. Ele não é o único bilionário russo com um mega-iate: a Forbes e a VesselsValue, especialistas em avaliação de iates, rastrearam 32 deles. Apesar de ter sido atingido pelas sanções da UE na segunda-feira, Usmanov ainda não comentou sobre elas ou sobre a guerra na Ucrânia”.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias