07 SET 2024
A surpreendente história de uma idosa na comuna romena de Colti, no distrito de Buzău, no sudeste da país, que viveu durante anos sem saber que uma pedra que usou como simples batente de porta era na verdade um tesouro avaliado em um milhão de euros.
A peça extraordinária, pesando 3,5 quilos, é um âmbar negro extremamente raro. O objeto ficou na família até ser vendido ao Estado romeno, onde análises revelaram sua verdadeira natureza. O âmbar, que tem entre 40 e 70 milhões de anos, foi encontrada à beira do rio. Conhecido por sua raridade e alto valor, o âmbar permaneceu como uma simples pedra na casa da idosa até sua morte, em 1991. Foi herdado por um parente que, desconfiando ser uma pedra semipreciosa, vendeu-a para o Estado romeno.
Após uma análise minuciosa no Museu de História de Cracóvia, foi declarado tesouro nacional. Hoje está exposta no Museu Provincial de Buzău, cidade famosa pelas suas ricas jazidas de âmbar conhecidas como “rumanit”, com pepitas apresentando mais de 160 tonalidades de cor.
Detalhe
Durante um roubo na casa da idosa, um ladrão se deparou com a pedra sem reconhecer seu verdadeiro valor.
Autor(a): BZN