03 NOV 2021
Diante do problema relatado na noite de hoje (2) no Twitter sobre alteração de nomes de alguns restaurantes por mensagens como "Bolsonaro 2022", "Petista Comunista" etc, o app de delivery iFood emitiu nota de esclarecimento, que segue abaixo:
- Na noite de hoje, 2 de novembro, identificamos que alguns estabelecimentos cadastrados na plataforma tiveram seus nomes alterados.
Essa situação acorreu com aproximadamente 6% dos estabelecimentos na plataforma.
Tomamos as medidas imediatas e necessárias para sanar o problema e proteger os dados de restaurantes, consumidores e entregadores.
Não encontramos qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais cadastrados na plataforma, tampouco de dados de cartão de crédito.
O incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida.
O acesso da prestadora de serviço foi imediatamente interrompido, e os nomes dos restaurantes já estão sendo restabelecidos.
É importante destacar que os meios de pagamento dos clientes estão seguros.
Os dados de meios de pagamento não são armazenados nos bancos de dados do iFood, ficando gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, não tendo havido comprometimento de dados de cartões de crédito.
Também não há qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais de clientes ou entregadores cadastrados na plataforma.
Autor(a): Eliana Lima
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