01 NOV 2022
A imagem do vídeo abaixo viralizou nesta terça-feira (1°) nas redes sociais e em grupos de WhatsApp. Alguns chegaram a comparar com a imagem que chocou o mundo na Praça Celestial, em junho de 1989, na China, onde houve massacre de estudantes e trabalhadores que protestavam contra mudanças econômicas que provocavam inflação e desemprego.
A cena no Brasil ocorreu no início da tarde na Rodovia Castello Branco, em um trecho perto de Osasco que está interditado desde as primeiras horas da manhã.
A ação da Tropa de Choque de São Paulo foi autorizada pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB), a partir da decisão do ministro Alexandre de Moraes de disparar caminhoneiros e manifestantes.
Foi usado para a dispersão o caminhão de 8,20 metros de comprimento por 3,70 de altura, fabricado em Israel, com blindagem capaz de segurar tiros de fuzil. Eles são usados em ações contra criminosos armados e até em manifestações.
Sobre manifestantes e caminhões foram jogados fortes jatos de água. É o sistema de controle de tumulto que oferece alternativas ao gás lacrimogêneo. A negociação para a liberação da via ainda continua nesta noite. Um trecho já foi liberado.
Mais
Apenas a roda do blindado tem 1,20 metro de altura. Ele pesa 18 toneladas vazio e chega a 22 toneladas carregado.
Por dentro, cabem 24 policiais sentados, sendo 22 frente a frente e dois na cabine, o motorista e o comandante da operação. De dentro, é possível atirar por buracos chamados de "seteiras" e lançar granadas.
O veículo tem câmeras 360º do exterior e também câmeras infravermelhas, que conseguem identificar movimentação pelo calor. Também tem proteção contra minas terrestres e filtragem de ar contra armas químicas e biológicas.
Autor(a): Eliana Lima