17 JUL 2025
Conhecido popularmente como cassaco, mucura, saurê ou timbu, o marsupial é um importante aliado da natureza, e também dos seres humanos. Apesar de muitas vezes ser temido devido ao odor que libera como forma de defesa, trata-se de um animal inofensivo e essencial para o equilíbrio ambiental.
O timbu é um predador natural de animais peçonhentos como escorpiões e aranhas, além de ajudar a controlar a população de roedores. Por isso, sua presença é considerada benéfica, inclusive em áreas urbanas. Outro papel essencial é na dispersão de sementes, contribuindo para a regeneração de áreas verdes e manutenção da biodiversidade.
Importante destacar que o timbu é um animal silvestre protegido por lei. Sua caça, maus-tratos ou morte configuram crime ambiental, conforme estabelece o Artigo 29 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). A pena pode variar de seis meses a um ano de detenção, além de multa, sendo agravada se o crime for praticado contra espécies ameaçadas, em unidades de conservação ou no período noturno.
A recomendação das autoridades é de que, em caso de encontro com um timbu, a população evite qualquer tipo de agressão ao animal e acione os órgãos competentes, como a Polícia Militar pelo número 190.
Confira o vídeo produzido pelo Batalhão de Policiamento Ambiental da PMRN sobre a importância da preservação do timbu.
Autor(a): BZN