Cidade

Janaína Medeiros, do Geoparque Seridó, vence Prêmio Inspirar 2024 do Instituto Neoenergia

16 AGO 2024

Foto: Divulgação/Neoenergia Cosern

A autora do Projeto Cinco Sentidos do Geoparque Seridó, Janaína Luciana de Medeiros, é uma das vencedoras da Edição 2024 do Prêmio Inspirar, idealizado pelo Instituto Neoenergia. A cerimônia de premiação ocorreu de forma virtual na noite dessa quinta-feira (15). As 16 vencedoras dividirão um prêmio de R$ 122,8 mil destinado a reconhecer suas contribuições para o desenvolvimento sustentável.

“Fico muito feliz em chegar a mais uma final do Prêmio Inspirar. Essa é uma das nossas iniciativas de arte e cultura que é um dos pilares de atuação do Instituto Neoenergia. Nós trabalhamos em busca da transformação social. Nessa edição de 2024, chegamos a 64 lideranças femininas reconhecidas pelos trabalhos e iniciativas que fazem realmente a diferença. Vocês representam todas nós mulheres aqui hoje e nos emocionam”, destacou Renata Chagas, diretora do Instituto Neoenergia, durante a cerimônia.

Desde a primeira edição, em 2021, o Prêmio Inspirar recebeu 569 inscrições de todos os lugares do Brasil. Em 2024, o Instituto Neoenergia contabiliza mais de R$ 530 mil distribuídos em premiações. “Isso mostra a nossa contribuição para quem está fazendo a diferença e nós temos muito orgulho disso. Muito mais que um reconhecimento que a gente quer promover com o Prêmio Inspirar, a gente quer promover a troca de experiências e formação de redes. A gente não faz nada sozinho. Quanto mais a gente se conecta, mais pessoas a gente impacta positivamente”, ressaltou Renata Chagas. 

Ao todo, 106 mulheres tiveram suas inscrições válidas e concorreram este ano, sendo 77% delas negras, de 48 municípios e regiões administrativas da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraíba e no Distrito Federal, alcançando localidades remotas e em vulnerabilidade social.

Representação potiguar

Duas mulheres potiguares estavam entre as finalistas do Prêmio Inspirar 2024. Além da vencedora, Janaína Luciana de Medeiros, concorria Iatamyra Rocha Freire, do Mulherio de Letras Zila Mamede. Elas concorriam nas Categorias Mulheres e Coletivos, respectivamente. Das 16 vencedoras, duas foram escolhidas por jurados especialistas através do mérito cultural, e as outras 14 foram escolhidas por votação popular encerrada no domingo, dia 11 de agosto. Mais de 20 mil votos foram computados.

“Ter sido uma das vencedoras do Prêmio Inspirar e saber que estou sendo inspiração para outras mulheres no Brasil é incrível e eu só posso agradecer a Deus por essa oportunidade. Agradecer e celebrar essa conquista, essa oportunidade, a maravilha que esse projeto nos causa”, afirmou Janaína Luciana de Medeiros, ganhadora do Prêmio Inspirar 2024.

Em sua quarta edição, o Prêmio Inspirar valoriza o protagonismo feminino em inciativas no campo da arte e cultura, realizadas em diversas regiões brasileiras. Essa distinção tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho de lideranças femininas e suas histórias de transformação social. O foco é o fortalecimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 - Igualdade de Gênero, em alinhamento à Agenda 2030, para impulsionar ações com potencial de gerar efeitos multiplicadores e contribuir para o progresso rumo ao desenvolvimento sustentável.

Criado pelo Instituto Neoenergia, a iniciativa é realizada com o apoio das cinco distribuidoras da Neoenergia – Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE) – e conta com a parceria técnica da Baluarte Cultura.

Vencedoras Mérito Cultural – Júri Especializado

Marinalva Nascimento Machado – Bahia (Mestra Nalvinha - Categoria Mulheres)

Cecília Gouveia – Pernambuco (Quilombolas de São Lourenço - Categoria Coletivos)

Vencedoras Categoria Mulheres – Voto Popular

Adriane Fernandes Freire – Rio de Janeiro

Ana Muza Cipriano – Rio de Janeiro

Carla Felizardo – Rio de Janeiro

Carol Santos – Rio de Janeiro

Carol Steinkopf – Distrito Federal

Dandara Martins - Pernambuco

Isabelly Moreira - Pernambuco

Janaína Luciana de Medeiros – Rio Grande do Norte

Jullyet da Silva Souza – Rio de Janeiro

Maria da Conceição Santos - Bahia

Maria Valdete Santos - Bahia

Valéria Martins – Rio de Janeiro

Vencedoras Categoria Coletivos – Voto Popular

Bianca Sartes – Rio de Janeiro

Edicleia Maria Santos da Silva - Pernambuco

Autor(a): BZN



últimas notícias