08 AGO 2024
Em coletiva de imprensa, autoridades austríacas informaram que um dos dois suspeitos presos nessa quarta (7) por planejaram ataque em show de Taylor Swift em Viena confessou a intenção de se explodir durante o evento.
Foram presos dois jovens, de 19 e 17 anos de idade, ontem (7). O homem de 19 anos, que jurou lealdade ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI), é visto como o principal suspeito e também quem confessou o plano de explodir-se.
Segundo a polícia, nenhum outro suspeito está sendo procurado. Uma terceira pessoa, um austríaco de 15 anos, foi interrogada, mas autorizado a regressar para casa.
Conforme a polícia, o jovem de 19 anos se radicalizou via internet nos últimos meses. Ele foi preso em Ternitz, cerca de 60 quilômetros ao sul de Viena. O suspeito de 17 anos foi preso em Viena. Ele teve contato com o outro suspeito, relata a ORF.
Explosivos caseiros foram fabricados na casa do jovem de 19 anos. O plano era matar pessoas fora do estádio em Viena. Os suspeitos também planejavam usar facas no ataque. O de 17 anos começou a trabalhar na casa de shows há alguns dias. Devido à ameaça terrorista, os três concertos da cantora marcados para hoje, amanhã e sábado foram cancelados.
De acordo com Chiem Balduk, correspondente da NOS em Berlim, Alemanha, autoridades informaram que ameaça terrorista na Áustria tem sido elevada há meses.
Explica: “Isto deve-se em parte ao facto de já ter havido uma série de detenções de suspeitos de terrorismo que se diz terem ligações com o EI e, muitas vezes, especificamente com o EI. filial ISK. Essa é uma facção que atua na Ásia Central e também assumiu a responsabilidade pelo ataque a uma sala de concertos em Moscou este ano. Diz-se que a Áustria é um dos países com um grande número de seguidores do ISK devido à grande diáspora da Ásia Central que existe. Então você pode imaginar que o medo de um ataque é muito grande. Também vimos isto no último Natal e Ano Novo: havia uma ameaça em Viena. Na Páscoa houve outro aviso. Na Áustria estão fazendo de tudo o que podem para impedir que um ataque realmente aconteça”.
Autor(a): BZN