Mundo

Lava do vulcão Cumbre Vieja consome ilha das Canárias (Vídeo)

21 SET 2021

Os bombeiros que atuam nos trabalhos de evacuação da ilha canária de La Palma, na Espanha, estão divulgando vídeos que mostram a devastação provocada pela erupção do vulcão Cumbre Vieja, que começou domingo (19).

Os cientistas que monitoram a área nos últimos dias informam que o vulcão está emitindo entre 6 mil a 9 mil toneladas de dióxido de enxofre (SO2) por dia e formou uma parede de lava com altura média de seis metros, que avança a 700 metros por hora.

A lava invadiu a cidade de Los Llanos de Aridane, que fica perto do vulcão. 

Segundo a prefeita da localidade, uma torrente de lava de seis metros de altura “está consumindo casas, infraestrutura e plantações em seu caminho para a costa”.

De acordo com os cientistas que monitoraram a lava, a temperatura supera  1.000ºC.

Alertam que quando chegar ao Oceano Atlântico deve haver explosões e nuvens de vapor ácido. Acreditam que os fluxos de lava podem durar semanas ou meses.

A erupção abriu duas fissuras, separadas por cerca de 200 metros. A Marinha está preparada para fazer resgates a partir do mar.

Em tempo 

A erupção é a primeira em La Palma desde outubro de 1971, quando o vulcão Teneguia expeliu lava durante três semanas.

La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do Arquipélago das Canárias. Fica a 100 km de distância do Marrocos, na África, a 460 km da Ilha da Madeira, em Portugal, e a 1,4 mil da Ilha do Sal, em Cabo Verde.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias