21 SET 2021
Os bombeiros que atuam nos trabalhos de evacuação da ilha canária de La Palma, na Espanha, estão divulgando vídeos que mostram a devastação provocada pela erupção do vulcão Cumbre Vieja, que começou domingo (19).
Os cientistas que monitoram a área nos últimos dias informam que o vulcão está emitindo entre 6 mil a 9 mil toneladas de dióxido de enxofre (SO2) por dia e formou uma parede de lava com altura média de seis metros, que avança a 700 metros por hora.
A lava invadiu a cidade de Los Llanos de Aridane, que fica perto do vulcão.
Segundo a prefeita da localidade, uma torrente de lava de seis metros de altura “está consumindo casas, infraestrutura e plantações em seu caminho para a costa”.
De acordo com os cientistas que monitoraram a lava, a temperatura supera 1.000ºC.
Alertam que quando chegar ao Oceano Atlântico deve haver explosões e nuvens de vapor ácido. Acreditam que os fluxos de lava podem durar semanas ou meses.
A erupção abriu duas fissuras, separadas por cerca de 200 metros. A Marinha está preparada para fazer resgates a partir do mar.
Em tempo
A erupção é a primeira em La Palma desde outubro de 1971, quando o vulcão Teneguia expeliu lava durante três semanas.
La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do Arquipélago das Canárias. Fica a 100 km de distância do Marrocos, na África, a 460 km da Ilha da Madeira, em Portugal, e a 1,4 mil da Ilha do Sal, em Cabo Verde.
Autor(a): Eliana Lima