15 SET 2025
Foi sancionada e publicada nesta segunda-feira (15), no Diário Oficial da União, a lei que cria a campanha Agosto Branco, voltada à conscientização da população sobre o câncer de pulmão, atualmente a quarta neoplasia mais incidente no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Durante o mês, serão realizadas ações educativas para esclarecer a população sobre sintomas em diferentes fases da doença, opções de tratamento, prognóstico e os serviços de saúde de referência disponíveis no país.
As atividades ficarão a cargo das instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com entidades civis, conselhos profissionais, associações da área da saúde e instituições de ensino.
Combate ao tabagismo
O Agosto Branco reforça a importância de combater o tabagismo, principal fator de risco para o câncer de pulmão. Desde 1986, o dia 29 de agosto é reconhecido como o Dia Nacional de Combate ao Fumo, marcado por campanhas de sensibilização sobre os malefícios do cigarro.
Estudo da Fundação do Câncer aponta que 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil estão relacionadas ao consumo de tabaco. O Inca reforça que abandonar o hábito de fumar traz benefícios em qualquer momento da vida, mesmo para aqueles que já desenvolveram doenças associadas, como enfisema, câncer ou derrame.
Entre os principais efeitos positivos de parar de fumar estão:
- 20 minutos: pressão arterial e pulsação voltam ao normal;
- 2 horas: não há mais nicotina circulando no sangue;
- 8 horas: nível de oxigênio no sangue se normaliza;
- 12 a 24 horas: melhora no funcionamento pulmonar;
- 2 dias: olfato e paladar ficam mais sensíveis;
- 3 semanas: respiração mais fácil e circulação sanguínea melhor;
- 1 ano: risco de morte por infarto reduzido pela metade;
- 10 anos: risco de infarto igual ao de quem nunca fumou.
Autor(a): BZN