Mundo

Líder salvadorenho do combate às gangues e mais 8 morrem em acidente aéreo

09 SET 2024

O diretor da Polícia Nacional Civil (PNC) de El Salvador, Mauricio Arriaza Chicas, e outros oficiais e soldados do Exército Salvadorenho morreram na queda do helicóptero UH-1H da Força Aérea Salvadorenha, nesse domingo (8), em Pasaquina, La Unión, a 180 km ao nordeste da capital San Salvador.


Mauricio Arriaza era considerado o grande líder da “guerra” contra as gangues em El Salvador. Em nota, o Exército do país informou que a aeronave fazia a custódia policial de Manuel Coto, ex-gerente da Cosavi (Cooperativa de Poupança) que estava foragido e foi preso em Honduras, acusado pelas autoridades como suposto responsável pelo desvio de quase 35 milhões de dólares.


O banqueiro foi entregue, no fim da tarde de domingo, ao comissário Arriaza na fronteira de El Amatillo, que divide El Salvador e Honduras. Ministro da Segurança de Honduras, Gustavo Sánchez anunciou que Coto foi detido quando seguia “com um traficante de pessoas para os Estados Unidos”. A operação aconteceu em Choluteca, sul do país.


No acidente também morreram o vice-diretor de Investigações, comissário Rómulo Pompilio Romero; o vice-diretor de Áreas Especializadas Operacionais, Douglas Omar García, o cabo Abel Antonio Arévalo; os pilotos da aeronave, tenentes Alexis Quijano e Jonathán Raymundo Morán; o sargento Gerson Batres, e jornalista David Cruz, que era diretor de Comunicação do Ministério da Segurança.


O presidente Nayib Bukele afirmou investigação profunda:


- Este é um momento doloroso para o nosso país.


Meu amigo Mauricio Arriaza Chicas estava acompanhado por um grupo de policiais, soldados e pessoal comprometido com o seu trabalho, sempre à frente no cumprimento do dever.


Todos eles, de suas respectivas responsabilidades, fazem parte dos milhares de heróis que arriscaram suas vidas para que os salvadorenhos possam viver em paz e liberdade.


Um forte abraço aos seus familiares e amigos. Contem conosco; estaremos apoiando e acompanhando vocês. Tenham a certeza de que investigaremos isso até o fim.


À imensa maioria do povo salvadorenho, que sei que também sente essas perdas, peço que honremos a vida desses homens. Continuemos trabalhando e lutando em sua honra:


Comissário Geral Mauricio Antonio Arriaza Chicas


Comissário Rómulo Pompilio Romero Torres


Comissário Douglas Omar García Funes


Cabo Abel Antonio Arévalo


Tenente Jonathan Alexander Raymundo Morán


Tenente Alexis Alberto Quijano López


Sub-sargento Gerson Ricardo Batres Lucero


David Heman Cruz Guevara


Que Deus os receba a todos e dê consolo às suas famílias.


Autor(a): BZN



últimas notícias