13 AGO 2025
O presidente Lula da Silva (PT) anunciou que o governo lançará, nesta quarta-feira (13), uma medida provisória criando uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para empresas brasileiras prejudicadas pelo aumento de tarifas imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Em entrevista à Band News, Lula afirmou que o valor é inicial e poderá ser ampliado conforme a necessidade. O plano dará prioridade a pequenas e médias empresas, especialmente do setor de alimentos perecíveis, além de segmentos como exportação de frutas, mel, espinafre e máquinas. “As grandes empresas têm mais poder de resistência. Nós vamos aprovar [a medida provisória] amanhã, e acho que vai ser importante para a gente mostrar que ninguém ficará desamparado pela taxação do presidente Trump”, disse o presidente.
A iniciativa também busca preservar empregos e encontrar mercados alternativos para os exportadores afetados. “Vamos cuidar dos trabalhadores dessas empresas, vamos procurar achar outros mercados para essas empresas. Estamos mandando a outros países a lista das empresas que vendiam para os Estados Unidos porque a gente tem um lema: ninguém larga a mão de ninguém”, afirmou Lula.
Além do apoio financeiro, o governo incentivará empresários a buscar reparação na Justiça norte-americana contra as tarifas. “Não podemos aceitar passivamente a taxação. Existem leis nos Estados Unidos, e podemos abrir processos para defender nossos produtos”, concluiu.
Autor(a): BZN