Política

Lula critica Trump e chama sanções contra o Brasil de 'insensatez'

14 AGO 2025

Foto: YouTube CanalGov

O presidente Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (14) que o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, cometeu “uma insensatez” ao impor tarifas e sanções contra o Brasil.

“Somos parceiros americanos há 201 anos, nossa relação diplomática é muito antiga. Não é de hoje, são 201 anos de relação diplomática”, disse Lula durante a inauguração da nova fábrica de hemoderivados da Hemobrás, em Goiana (PE).

O petista também criticou declarações recentes de Trump, que acusou o Brasil de perseguir o ex-presidente Jair Bolsonaro e de não respeitar os direitos humanos. “Ele [Bolsonaro] está sendo julgado pelas mazelas que fez, pela tentativa de golpe, pelas ameaças ao presidente Lula, ao vice Alckmin, ao Alexandre de Moraes”, afirmou.

A fala ocorre após o governo norte-americano revogar vistos e impor restrições a funcionários e ex-funcionários do governo brasileiro, além de integrantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) ligados ao programa Mais Médicos.

Em comunicado assinado pelo secretário de Estado Marco Rubio, os EUA afirmam que a medida busca punir a “cumplicidade com o esquema de exportação de mão de obra do regime cubano” no âmbito do programa.

No evento, Lula minimizou o impacto das restrições. “Não se preocupem com o visto dos EUA. O mundo é muito grande e o Brasil tem oito milhões e meio de km². Tem lugar para andar aqui para caramba”.

Autor(a): BZN



últimas notícias