23 JAN 2023
A Argentina foi o pais escolhido por Lula da Silva para a primeira visita estrangeira como presidente do Brasil.
Participou nesta segunda-feira (23) da cerimônia de abertura do Encontro Empresarial Brasil-Argentina.
No seu discurso, elogiou a economia e a política da Argentina, mesmo o país amargando quase 100% de inflação e 40% da população na pobreza.
Reafirmou a defesa de medidas como congelamento de preços, emissão de moeda e aumento do gasto público.
Ecoou:
- Em toda a América Latina, a Argentina é o principal parceiro comercial do Brasil. É o 3° parceiro comercial no mundo. Isso tem que ser valorizado, não só pelos presidentes, mas também pelos empresários.
- A relação Brasil-Argentina está voltando à normalidade, porque no Brasil muita coisa está voltando à normalidade. Não só o Brasil não conversava com mais ninguém, como ninguém queria conversar com o Brasil. Esquecemos a dimensão de responsabilidade que tínhamos na América do Sul.
- Uma boa relação entre Brasil e Argentina traz crescimentos para os nossos países. Hoje é um dia de celebração, pela retomada de parcerias e diálogo. Vamos trabalhar juntos, Alberto Fernandéz.
Pois bem
Para desagrado praticamente geral dos brasileiros, Lula afirmou que o BNDES “vai voltar a financiar projetos de engenharia para ajudar empresas brasileiras no exterior e para ajudar que os países vizinhos possam crescer”.
Só não falou que o banco brasileiro ainda soma calote bilionário de países como Cuba, Venezuela e Argentina.
Apois.
Autor(a): Eliana Lima
Ezequiel Ferreira recebe em Pirangi o presidente nacional do PSDB, Marconi Peril
01 FEV 2025