01 NOV 2022
No domingo (30), o presidente venezuelano Nicolás Maduro postou em seus perfis nas redes sociais duas fotos e cumprimento ao ex-presidente brasileiro Lula da Silva (PT), pela vitória nas urnas.
Escreveu:
- Comemoramos a vitória do povo brasileiro, que este #30oct , elegeu @LulaOficial como seu novo presidente. Viva os povos determinados a serem livres, soberanos e independentes! Hoje no Brasil a democracia triunfou. Parabéns Luana! Um grande abraço!
E ontem (31), o Maduro postou:
Tive uma boa conversa telefônica com o Presidente eleito da República Federativa do Brasil @LulaOficial , com quem concordamos em retomar a Agenda de Cooperação Binacional entre nossos países. Agradecemos sua disposição!
Em tempo
A Venezuela, que já ostentou o posto de um dos países mais ricos do mundo, vive dramáticos anos de inflação incontrolável, fome e escassez de alimentos. O Brasil é um dos países que mais recebem venezuelanos que fogem do seu país em busca de uma vida melhor.
A Venezuela é considerado um dos palcos principais de tensões políticas da América Latina, com o regime totalitário de Maduro, que vem construindo sua Revolução Bolivariana.
Diante das tensões, o país é alvo de sanções econômicas de países como EUA, Colômbia, Espanha e Brasil.
Autor(a): Eliana Lima