Polícia

Marinha e PF interceptam catamarã com cocaína que seguia para Europa

15 FEV 2021

Foto: Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil e a Polícia Federal (PF) informam que foi interceptado ontem (14), uma embarcação carregada com cocaína em águas jurisdicionais brasileiras, numa ação com coordenação do Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcótico (MAOC-N), sediado em Lisboa, Portugal, o Drug Enforcement Administration (DEA/EUA) e  o National Crime Agency (NCA/Reino Unido).

A operação decorre da troca de informações entre as agências, com a identificação do transporte de grande quantidade de cocaína em um veleiro catamarã que teria partido do Brasil com destino a Europa.

Para a operação foi usado o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) Araguari, que realizou a interceptação e apreensão da embarcação a cerca de 270 quilômetros da costa do Recife. Foram presos cinco tripulantes brasileiros, conduzidos para a Superintendência da PF em Pernambuco para os procedimentos de Polícia Judiciária. A embarcação que carregava os entorpecentes foi conduzida pelo NPaOc “Araguari”, com o auxílio de policiais federais do Grupo de Pronta Intervenção (GPI), que participaram desde o início das ações.

Segundo a Marinha, a operação “também realça a efetividade e a importância no aprimoramento do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, cuja missão de monitorar e controlar os 5,7 milhões de quilômetros quadrados das águas jurisdicionais brasileiras requer intensa e contínua integração”.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias