Política

MDR detona rocha em Luís Gomes para escavação de túnel

06 JUN 2022

A construção do Ramal do Apodi ganha mais uma etapa amanhã (7) no município de Luís Gomes, no Rio Grande do Norte. 

Com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Daniel Ferreira, será feita a detonação de uma rocha para possibilitar a continuidade das obras de escavação do Túnel Major Gomes, que terá 6,3 quilômetros de extensão. O secretário nacional de Segurança Hídrica, Sergio Costa, também estará presente à cerimônia.

Uma das obras previstas no projeto original da transposição de águas do Rio São Francisco, o Ramal do Apodi vai beneficiar, quando concluído, cerca de 750 mil pessoas em 54 municípios do RN, Paraíba e Pernambuco, com investimento federal em torno de R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 938,5 milhões para as obras físicas.

Por meio do Ramal do Apodi, as águas do rio serão transportadas a partir da estrutura de controle do Reservatório de Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, no RN, em uma extensão total de 115,41 quilômetros.

Perfuração 

Também em Luís Gomes, o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) realizará perfuração de um poço artesiano para beneficiar a Comunidade Baixio, como parte da Força-Tarefa das Águas, lançada pelo Governo Federal, em março, para impulsionar a entrega de poços artesianos, cisternas, sistemas simplificados de abastecimento de água e unidades de dessalinização em comunidades rurais do Nordeste e do semiárido mineiro. 

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias