12 FEV 2025
Na leitura da mensagem anual do Poder Executivo, realizada nessa terça-feira (11) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), a governadora Fátima Bezerra (PT) fez um resumo de seu mandato e detalhou os próximos investimentos que serão prioridade para o Rio Grande do Norte. A sessão solene contou com a presença de parlamentares e representantes de todos os poderes.
A governadora destacou cinco setores fundamentais onde seu governo obteve avanços significativos: segurança pública, infraestrutura de estradas, educação, geração de empregos por meio de um novo ambiente de negócios e recursos hídricos.
Fátima também mencionou as dificuldades enfrentadas pela gestão, especialmente devido à perda de arrecadação provocada pela redução da alíquota do ICMS, o que comprometeu a capacidade de manter serviços essenciais. Ela ressaltou ainda as penalizações decorrentes de leis editadas pelo governo federal anterior que impactaram negativamente a arrecadação. "Mas felizmente encontramos o apoio do governo federal, fundamental para evitar a gravidade da crise fiscal e impedir que o RN rememorasse os tempos em que os salários não eram pagos em dias e os mínimos constitucionais em saúde e educação não eram cumpridos", disse.
Durante a prestação de contas, Fátima destacou os investimentos na segurança pública, uma das principais preocupações do povo potiguar ao assumir o cargo. "O RN era considerado o mais violento do país, e a população se sentia refém da criminalidade", lembrou. Ela ressaltou também que a capital potiguar foi apontada na pesquisa do Sistema Nacional de Indicadores da Segurança Pública, do Ministério da Justiça, como a capital do Nordeste com o menor índice de homicídios e crimes em 2024. Além disso, o RN se destacou como o primeiro estado da região Nordeste e o quarto do Brasil que mais reduziu homicídios.
Na área da educação, a governadora enfatizou que o RN obteve o melhor desempenho na redação do Enem entre as escolas públicas e registrou o maior número médio de alunos vindos dessas instituições com notas superiores a 950 na redação. Esses resultados refletem os esforços contínuos do governo para melhorar a qualidade da educação no estado.
Finalizando com os investimentos em saúde, a chefe do Executivo citou os 45 milhões em reformas e expansões de unidades hospitalares de referência, como Walfredo Gurgel e Tarcísio Maia. "O trabalho realizado até aqui dará seus frutos, consolidando conquistas e materializando avanços, garantindo uma vida melhor para o povo que sempre foi o nosso grande objetivo, não apenas de governo, mas de vida", encerrou.
Autor(a): BZN