Economia

Mesmo com país em crise, indústria melhora em junho

22 JUL 2020

A pesquisa Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), indica que o melhor desempenho da indústria desde o início da pandemia foi em junho.

A produção alcançou 52,8% em junho, dentro de um intervalo de 0 a 100, e acima da linha divisória de 50%. Dados acima dessa linha indicam aumento da atividade industrial, diz a CNI. 

O índice de evolução do número de empregados está 46,9%, mas a queda do emprego em junho foi menos intensa e menos disseminada do que nos meses anteriores.‬

‪ O percentual de utilização da capacidade instalada (UCI) atingiu 62%. O que significa recuperação do indicador, após quedas expressivas. O UCI está quatro pontos percentuais abaixo do nível de junho de 2019. 

Em abril, a diferença era de 17% em relação a abril do ano passado. Mesmo assim, os estoques continuaram a cair e estão abaixo do nível planejado pela indústria.‬

Gerente de Política Econômica, Marcelo Azevedo explica: ‬

‪A queda de estoques reflete o desaquecimento da economia, pois manter estoque é caro e exige capital de giro. É uma situação semelhante com a que ocorreu na crise de 2014. Na realidade, tudo indica que teremos uma melhora bem lenta da economia daqui para frente.

Obstáculo 

‪ De acordo com a 38,3% dos entrevistados, a falta de demanda é o principal problema enfrentado pela indústria‬, devido às restrições do distanciamento social. 

A elevada carga tributária foi assinalada por 32% das empresas no segundo trimestre.

Sem estímulo 

O índice de intenção de investir segue em patamar baixo, apesar do aumento em julho. O crescimento observado foi de 5,3% na passagem de junho e julho, alcançando 46,7%. O índice se encontra 12,5% abaixo do registrado em janeiro e 2,7% abaixo de sua média histórica.‬

Acesso ao crédito piorou‬

‪Ainda sob os efeitos da pandemia, os empresários continuam insatisfeitos com sua situação financeira e a margem de lucro operacional de seus negócios. 

O acesso ao crédito tornou-se ainda mais difícil e recuou no trimestre: queda de 0,7% para 33,1%. Em relação ao último trimestre de 2019, o índice registra queda acumulada de 10,1%.‬

Tabela

Foram entrevistadas 1.880 empresas (754 pequenas, 658 médias, 468 grandes), entre 1º e 13 de julho.‬

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias