Saúde

Ministério da Saúde deixa mais de dez milhões de vacinas vencerem em 2024

05 NOV 2024

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Ministério da Saúde incinerou 10,9 milhões de imunizantes com validade vencida em 2024. Das vacinas incineradas, 6,4 milhões eram para prevenir contra a covid-19. E a quantidade de imunizantes desperdiçados deve ser ainda maior, uma vez que o estoque armazena outras 12 milhões de doses que já venceram, que também devem ser incineradas.

Em nota, o Ministério da Saúde explicou que as vacinas da covid-19 são o principal alvo de campanhas sistemáticas de desinformação, o que gera “desconfiança sobre a eficácia e segurança do imunizante, impactando a adesão da população”.

“Para evitar desperdício e garantir proteção máxima, na compra da vacina contra covid-19 deste ano, o Ministério da Saúde adotou inovações: entrega parcelada por parte do laboratório contratado conforme a demanda apresentada pela pasta e possibilidade de troca pela versão mais atual aprovada pela Anvisa”, acrescentou a pasta.

A pasta também informou que o Programa Nacional de Imunizações adota “práticas como cláusulas de troca para lotes próximos à validade, contratos plurianuais para gestão eficiente, monitoramento contínuo dos estoques e reuniões mensais com laboratórios para ajuste de cronogramas”.

“Cabe informar ainda que perdas percentuais mínimas são previstas mundialmente na construção de políticas públicas de saúde pela necessidade de reserva técnica”, finalizou.

Autor(a): BZN



últimas notícias