Política

Ministro da Defesa estipula 12 de agosto para TSE enviar acesso ao código-fonte da urna eletrônica

02 AGO 2022

Foto: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Chegou hoje (2) à mesa do ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ofício do ministro Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) com pedido de acesso ao código-fonte da urna eletrônica, boletins de urna e outros dados das eleições de 2014 a 2018. 

Estipulou o prazo até 12 de agosto para terem o pedido atendido, sob a alegação da proximidade das eleições.

Diz no ofício, que o site Poder 360 teve acesso:

- "Solicito a Vossa Excelência a disponibilização dos códigos-fontes dos sistemas eleitorais, mais especificamente do Sistema de Apuração (SA), do Sistema de Votação (VOTA), do Sistema de Logs de aplicações SA e VOTA e do Sistema deLogs de aplicações SA e VOTA e do Sistema de Totalização (SisTot), que serão utilizados no processo eleitoral de 2022".

Além do ofício, enviou também um segundo documento em que reitera pedido feito de julho sobre o envio de outras informações para o grupo técnico das Forças Armadas, em que estão, por exemplo, os dados das últimas eleições.

O general justifica que a ausência de resposta pode prejudicar o trabalho da equipe, de acordo com informações do Poder 360.

Em tempo

O site diz também que o "TSE afirma que o acesso aos códigos-fonte do sistema de votação foi aberto em outubro de 2021 e todos os mecanismo de auditagem continuam vigentes".

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias