Tecnologia

Ministros apresentam obras Wi-Fi Brasil e de turismo para Natal

25 MAI 2021

Foto: Joana Lima/Secom

Fomento ao turismo e ampliação do projeto de conectividade para as cidades do Rio Grande do Norte foram as pautas que consolidaram a visita conjunta dos ministros das Telecomunicações, Fábio  Farias,  e do Turismo, Gilson Machado a Natal. Numa solenidade realizada nesta segunda-feira (24), no hotel Holiday In, com a presença do prefeito de Natal, Álvaro Dias, de deputados da bancada federal e diversas autoridades, os ministros apresentaram obras de turismo e a primeira etapa do programa Wi-Fi Brasil.

O programa é uma parceria do Ministério das Comunicações e Telebras, que consiste, neste primeiro momento, na instalação de 20 pontos de Internet banda larga (MCOM) para atender áreas de vulnerabilidade social, onde existe pouca ou nenhuma rede de internet. 

Natal é um dos municípios contemplados com cinco pontos de Internet nesta primeira etapa, chamada de Praça Digital, os quais quatro são para as unidades de educação CMEIs da África, Planalto e Lagoa Azul, além de uma escola no Guarapes.  E um ponto na unidade de saúde (UBS) de Jardim Progresso, em Nossa Senhora da Apresentação. As antenas estarão em locais de acesso aos serviços e futuramente serão adaptadas para internet outdoor, que é a que alcança a parte externa desses locais, ou seja, a população. 

Para o Ministro das Comunicações, Fábio Farias, as dificuldades de conectividade num país do tamanho do Brasil “são um desafio que ficou ainda maior na pandemia”. O gestor destacou o impacto que esta ampliação da conectividade terá na economia e na vida dos brasileiros. “São entregas importantes que iniciamos primeiro com a Educação, assim como a Saúde, e a terceira etapa serão as áreas litorâneas”, explicou. 

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, elogiou os projetos apresentados pelos ministros que estão dignificando os norte-rio-grandenses, como propulsor de negócios, economia e do direito social das pessoas. “O programa de expansão da internet está caminhando em todo o Brasil e aqui em Natal não tem sido diferente, pois já iniciamos a instalação das antenas. No turismo, nós temos projetos importantes como o Complexo Turístico da Redinha e a engorda na praia de Ponta Negra, e vejo que mais cidades do Rio Grande do Norte podem se fortalecer com essas parcerias, como Caicó e a Festa de Sant’Anna, Currais Novos e Santa Cruz, que está recebendo agora o bondinho”, destacou o prefeito, referindo-se ao equipamento no ponto de turismo religioso, a imagem de Santa Rita.

O ministro do Turismo, Gilson Machado, disse que turismo e conectividade são ferramentas que caminham juntas, do grande ao pequeno negócio nos locais mais distantes, e podem se beneficiar com esses projetos. 

Ainda sobre o programa Wi-Fi Brasil, a secretária municipal de Planejamento, Joanna de Oliveira Guerra, adiantou que o objetivo é avançar nesse projeto, onde junto ao Ministério das Comunicações, “consigamos ampliar a inclusão digital em nossa cidade, sempre pensando em uma cidade para pessoas, com lazer e convivência social em espaços públicos."

A solenidade contou ainda com apresentação do cantor e forrozeiro Amazam, que fez um repente celebrando a presença de dois nordestinos no Governo Federal. Também participaram os deputados federais Beto Rosado, Carla Dickson, João Maia, General Girão, além do ex-governador Robinson Farias, secretários de estado e prefeitos de outros municípios.



últimas notícias