Cidade

Missão conecta empreendedores de sete estados ao setor solar da América Latina

31 AGO 2023

Foto: Agência Sebrae

Conectar empresas que operam na área de energia solar fotovoltaica com os demais operadores do mercado na América Latina para troca de conhecimento e difusão de novas tendências do setor. Esse é o principal objetivo do Sebrae Solar Connect, uma missão empresarial organizada pelo Polo Sebrae de Energias Renováveis a um dos mais importantes congressos técnicos e feira do setor, a Intersolar South America 2023. Com o apoio do Sebrae, um grupo de 42 empresários potiguares participa do evento, juntamente com empreendedores dos estados do Amazonas, Distrito Federa, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Roraima, além do Distrito Federal, que também integram a missão, totalizando mais de 300 integrantes. A programação teve início nesta terça-feira (29) e prossegue até o dia 31, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A Intersolar é considerada a maior feira do setor solar fotovoltaico da América Latina, reunindo grandes players do mercado com mais de 450 expositores e mais de 50 mil visitantes. Durante o evento, são apresentadas as novas tecnologias e novidades em equipamentos voltados para essa área. A proposta do Sebrae Solar Connect é justamente trazer esse conhecimento para a realidade dos pequenos negócios brasileiros que desapontam nesse mercado, colaborando com o crescimento e fortalecimento dessa cadeia produtiva.

Por meio da missão Sebrae Solar Connect, os empresários participam de programação incluindo capacitação em gestão e vendas, além de visitas técnicas a fabricas de componentes fotovoltaicos, BYD e Nextracker, além de networking com os demais empresários do setor solar no Brasil. Logo no início da programação, nesta terça-feira, o grupo participou do treinamento sobre o mercado solar. A capacitação prossegue na manhã do dia seguinte. À tarde e noite, o grupo participa das atividades da Intersolar.

De acordo com a gerente do Polo Sebrae de Energias Renováveis, Lorena Roosevelt, estar presente no evento é importante para esses empresários porque a feira atrai todos os elos da cadeia, desde fabricantes, distribuidores, integradores e entidades do setor, como a Absolar, que é a Associação Brasileira de Energia Solar. E facilitar o acesso a informação para melhoria do ambiente de negócios é um dos propósitos do Polo Sebrae de Energias Renováveis, que fica instalado no RN.

“A nossa missão é gerar conteúdo, conexões e negócios para o setor para acelerar o acesso a mais conhecimento por parte dos pequenos negócios e da rede de atendimento Sebrae. Neste sentido, aproveitamos a ocasião da Intersolar e articulamos com os gestores Sebrae meses sete estados, que aderiram voluntariamente a estratégia de criar uma agenda específica para as empresas atendidas pelo Sebrae”, explica Lorena Roosevelt.

Segundo a gerente, a partir desse trabalho em rede, foi possível conectar diferentes estados e viabilizar a presença de mais de 300 empresas na missão. A programação envolve uma capacitação em parceria com a empresa Mercado Solar, sobre tecnologias, mercados, legislação e temas de interesse das empresas integradoras, além de visita guiada à Intersolar, onde os participantes têm a oportunidade de entrar em contato com possíveis parceiros , fornecedores e clientes. Também estão previstas visitas a duas empresas fabricantes de componentes.

Autor(a): BZN



últimas notícias