Política

Morre José de Abreu, aos 77 anos

04 JUN 2022

Foto: Renata é o pai - Instagram

Presidente de honra do Podemos, o ex-deputado federal José de Abreu morreu na manhã dessa sexta-feira (3) em São Paulo, aos 77 anos. A causa da morte não foi divulgada. O enterro aconteceu na manhã de hoje (4).


José de Abreu foi eleito em 1994 por São Paulo pelo PSDB. Reeleito em 1998, ocupou a cadeira até 2003. Ele também já foi filiado ao PMDB e presidiu o PTN. 


No Instagram, a filha Renata de Abreu, deputada federal (Podemos-SP) escreveu:


- Hoje, seu Zé de Abreu foi encontrar dona Cristina no céu. E embora meu coração esteja triste com essa partida, as mensagens de apoio de vocês têm me dado força. 


Estou chorando e lembrando da primeira vez que vi meu pai chorar. Foi no sertão nordestino quando ele entregou uma cesta básica a uma senhora que passava fome. Meu pai não conseguia ser indiferente à dor do próximo.


E o dia que ele transformou meu quarto numa UTI pra abrigar o Frei Damião? Em poucas horas, mais de 30 mil pessoas estavam reunidas na frente de casa. Seu Zé era assim: quando o assunto era ajudar as pessoas ele não parava. 


Nos anos 90, seu Zé criou a Rádio Atual. Promoveu encontros de famílias nordestinas que não se viam a mais de 20 anos. Seu Zé era arretado de bom.


Pouco tempo depois, ele e minha mãe, Dona Cristina, construíram o Centro de Tradições Nordestinas. O espaço foi pichado com frases de ódio, e meu pai ameaçado de morte por skinheads. Esse episódio lamentável culminou em algo positivo: a criação da Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância). 


Hoje, o CTN, esse grande polo de integração da cultura nordestina, desenvolve muitos projetos sociais e profissionalizantes ajudando famílias em situação de vulnerabilidade social. 


Que privilégio foi ter convivido com você, pai. Quantas lembranças, quantas risadas, quantas histórias... E olha, você pode ter sido incrível como empresário, como radiodifusor, como deputado federal, como presidente de partido... mas de todos os papéis que você desempenhou, o meu preferido é mesmo o de pai. Te amo pra sempre, Zé de Abreu!

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias