26 ABR 2022
Atriz que atuou em várias novelas da Globo, no teatro e no cinema, Suzana Faini estava internada no Hospital São Lucas, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. Não resistiu às complicações causadas pela doença de Parkinson e partiu hoje (26), aos aos 89 anos.
Nascida em São Paulo, foi bailarina dos 19 aos 34 anos. Em 1969 estreou na teledramaturgia, na trama Rosa rebelde.
Foi o passo para atuar na primeira versão dda novela Irmãos Coragem (1970), em Dancin Days (1978), Pai herói (1979) e Top Model (1989), em interpretou a personagem Cleide, mãe da protagonista, Duda (Malu Mader).
No cinema, seu primeiro trabalho foi ao lado de Reginaldo Faria, em Os paqueras. Ganhou o Troféu APCA como melhor atriz coadjuvante e o Prêmio Shell de melhor atriz em Silêncio.
Deixa a filha Milenka, 58 anos, portadora de Síndrome de Williams. De acordo com a Fiocruz, trata-se de uma "doença caracterizada por "face de gnomo ou fadinha”, nariz pequeno e empinado, cabelos encaracolados, lábios cheios, dentes pequenos e sorriso frequente. Estas crianças normalmente têm problemas de coordenação e equilíbrio, apresentando um atraso psicomotor".
Mãe e filha
Autor(a): Eliana Lima