Cidade

Morre o cantor e compositor Leno, potiguar que embalou a Jovem Guarda

08 DEZ 2022

Foto: Facebook

Seu talento era completo: “cantor, compositor, músico, arranjador, produtor, diretor e um cidadão de bem que desde os anos 1960 elevou sua origem natalense na dimensão nacional do sucesso que fez durante a revolução juvenil da Jovem Guarda”, descreve o jornalista Alex Medeiros em sua coluna na Tribuna do Norte.


Não mais resistiu à agressividade de câncer no pâncreas. Partiu nesta quinta-feira (8), aos 73 anos.


Potiguar de Natal que estudou no Colégio Marista, Leno, após tocar e cantar em bandas, foi descoberto por produtores da antiga CBS (atual Sony BMG) e formou a dupla Leo e Lilian, com Lílian Knapp, que emplacou sucessos como "Pobre Menina" e "Devolva-me".


Descreve a Wikipédia:


- Desentendimentos entre a dupla acarretaram em sua separação ainda no período da Jovem Guarda. Porém, antes, Leno já tinha lançado dois trabalhos solo em 1968 e 1969. Além disso, era fornecedor de músicas para diversos artistas da época, principalmente a banda carioca Renato e Seus Blue Caps.


Em 1971, grava o primeiro disco gravado em 8 canais no Brasil, Vida e Obra de Johnny McCartney, que contou com a produção do até então desconhecido compositor baiano Raul Seixas e do cantor e compositor gaúcho Luís Vagner, além da colaboração do letrista Arnaldo Brandão. Porém, na época foi lançado apenas um compacto duplo com quatro canções do álbum, e o álbum completo viria a ser lançado apenas em 1995.


Em 1972, reuniu-se com Lílian e retomaram a dupla, mas sem o brilho de outrora.

Em 1976, lança Meu Nome É Gileno, com músicas próprias (como a regravação de "Grilo City", do disco de 1971) e regravações como "Luar do Sertão" (do poeta Catulo da Paixão Cearense) e "Me Deixe Mudo", do compositor e músico experimentalista Walter Franco.


Nos anos 80, ficou na ativa, lançando alguns discos. Nos anos 90, participou de uma série de homenagens feitas à Jovem Guarda, ao lado de outros grandes nomes do movimento como Jerry Adriani, Wanderléa e sua ex-parceira Lílian, com quem mantém relação amistosa até hoje.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias