23 FEV 2025
Criador e guardião Santuário Ecológico de Pipa, em Tibau do Sul (RN), David Maurice Hassett foi uma das pessoas mais gentis e inteligentes que tive o privilégio de conhecer e conversar.
No dia em que cheguei à sua casa no Tirol, em Natal, para entrevista-lo, para a minha página na Tribuna do Norte, ele estava varrendo a calçada. De condições abastadas, optou pela vida simples e por iniciativas de preservação da natureza, principalmente da terra, sua grande paixão, revelou-me.
Este homem de bondade, generosidade e gentileza nos deixou no final da tarde deste domingo (23), aos 75 anos.
Felizmente, os 90 hectares da reserva particular de Mata Atlântica em Pipa, que ele tanto se dedicou e investiu, estão garantidos na RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural, criada pelo governo Rio Grande do Norte, por meio do Idema, em 2022. Assim, está garantida à Chácara do Madeiro, como o santuário também é conhecido, a proteção dos recursos ambientais e a conservação da biodiversidade local.
O documento que transforma o Santuário em RPPN foi entregue a David pessoalmente pela governadora Fátima Bezerra, em junho de 2024.
Formado em Economia pela University of London em 1982, David, além de responsável pelo Santuário Ecológico de Pipa, esteve envolvido em outras iniciativas ambientais e educacionais na região, como a Fundação Amigos do Lajedo de Soledade, onde atuou no conselho científico.
Autor(a): BZN