Economia

Morre o veterinário e cientista José Paz de Melo, o descobridor do ovino Soinga, a raça do semiárido originalmente potiguar

19 MAR 2024

Uma parada cardíaca enquanto estava na sua casa, em Natal, o cientista e médico veterinário José Paz de Melo, 76 anos , não resistiu, na madrugada dessa segunda-feira (19).


Em 1988, José Paz iniciou o cruzamento que originou o carneiro genuinamente potiguar, Soinga, atualmente “sucesso em todo Brasil como uma raça de excelente carne, com boa produção de leite, precocidade e totalmente rústica”, diz o amigo e criador Gê Salustino.


Por vinte anos, José Paz realizou cruzamentos até chegar ao Soinga, considerado por grande parte dos criadores 


Para chegar ao Soinga, fez o cruzamento de três raças, reunindo as duas anteriores denominadas de Ingazeira com a Somalis Brasileira, que consegue aproveitar 20% mais de pasto que os outros carneiros.


Em 2014,  o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reconheceu a raça, e a Arco autorizou o inicio da marcação dos

animais, dentro dos padrões oficiais estabelecidos pela Acosb e Mapa.


A José Paz, Gê Salustino escreveu para a família Soinga, na manhã de hoje (19):


- Bom dia família Soinga! Ontem nos despedimos de Dr. Zé Paz, em velório aqui em Natal, de onde partiu nesta madrugada para sua terra natal de Pernambuco e será sepultado hoje à tarde na cidade de Tuparetama (PE).


Zé Paz, como era carinhosamente chamado, foi um ser humano de coração bondoso, que dedicou-se à grande parte de sua vida, desde 1988, a essa criação magnífica, dando aí início à Raça Soinga, que hoje está produzindo desenvolvimento em centenas de fazendas pelos estados brasileiros. 


Nunca se negou a prestar assistência na fazenda dos amigos, e sempre ia com o coração feliz.


Nas exposições sua presença era uma constante, principalmente na Festa do Boi, onde durante os dez dias tinha seu banquinho cativo, sentado junto de seus filhos Soinga, como brincava sempre. 


Passava 10 dias se deliciando à festa e orientando a nós produtores. Quem não vai se lembrar daquele corredor e da cadeira cativa de Dr. Zé Paz jogando conversa fora.


Parabéns querido cientista Zé Paz e obrigado por ter alcançado o objetivo de desenvolver uma raça de boa carne, com boa produção de leite, precocidade e totalmente rústica.


Sua lembrança estará sempre em nossos corações. Saudade eterna de um extraordinário ser humano chamado José Paz de Melo.


Do amigo Inácio José Salustino Soares.

Autor(a): BZN



últimas notícias