29 NOV 2023
O portal O Bastidor publicou matéria investigativa exclusiva, nesta quarta (29), produzida por Alisson Matos, com orientação de Diego Escosteguy, sobre um “movimento coordenado e sob aval do presidente Lula” para que empreiteiras do cartel descoberto na Operação Lava Jato deixem de pagar multas acertadas nos acordos de leniência com a União.
Segundo apuração, “Ato contínuo, passaram a pleitear a "revisão" das condições de pagamento das dívidas, que ultrapassam os 7 bilhões de reais. O objetivo estratégico das empresas, segundo fontes a par das articulações, é não pagar um centavo a mais ao governo”.
Detalha que os “acordos de leniência - uma espécie de colaboração premiada de empresas - foram celebrados pelas empreiteiras junto a Controladoria-Geral da União, entre 2017 e 2019. É a CGU o órgão responsável pela fiscalização do cumprimento das cláusulas, seja quanto ao pagamento das multas, seja quanto aos programas de integridade prometidos. A Advocacia-Geral da União auxilia o trabalho da CGU. Os dois órgãos respondem à Presidência da República”.
Explica que o “movimento das construtoras começou em janeiro, sem alarde. A primeira a pedir a revisão foi a Camargo. Em abril, foi a vez da Engevix - a empresa comunicou a CGU que interromperia os pagamentos dez dias antes do vencimento da parcela. Em setembro, a OAS fez o mesmo. No mês seguinte, a Odebrecht. De acordo com dois articuladores das empreiteiras, o movimento de buscar a revisão aconteceu após aprovação do presidente Lula”.
Matéria completa no site, clique aqui.
Autor(a): BZN
Washington Olivetto foi sequestrado em 2001. Passou 53 dias em um quarto sem jan
13 OUT 2024