Mundo

Moza do Catar: a poderosa mulher do mundo árabe

29 NOV 2022

Foto: Instagram

O TikTok ‘Na onda da fama’ conta a história da sheika Moza bint Nasser, 63 anos, uma das mulheres mais poderosas do mundo árabe.


Bela, estilosa, cheia de bom gosto e dominadora, a vida Moza dá um livro com páginas para um grande filme: nada menos que filha de Nasser bin Abdullah Al-Missned, oponente do governo do Khalifa bin Hamad bin Abdullah al-Thani, que foi preso nos anos 1960, conseguiu deixar o país e levou a família para exílio no Egito e no Kuwait.


Aos 18 anos, Moza regressa ao Catar para estudar Sociologia, em 1977. Iniciou a reviravolta: sua beleza encanta o filho do inimigo do seu pai, o sheikh Hamad bin Khalifa Al-Thani, que deu a Moza o título de sua segunda mulher. 


A família de Moza regressa ao país para o casamento real. É considerada a favorita entre as três mulheres de Hamad. E a única que não é a sua prima, a 1ª e a 3ª, Mariam e Noora, são da família al-Thani. O ‘emir pai’, como Hamad é conhecido, tem 24 filhos, sete com Moza, que teria ajudado o marido e o filho em dois golpes palacianos. 


O primeiro em 1995, quando o marido deu um golpe de Estado por telefone enquanto o pai estava de férias na Suíça. Em 2003, Hamad abdicou do trono, supostamente por problemas de saúde. Os filhos de Moza não eram príncipes herdeiros, pois os dois filhos homens mais velhos são do primeiro casamento; mas, o 4° filho é hoje o líder do país. O mais velho, Mishaal, ocupou o cargo durante um ano, e foi substituído pelo 3° filho, Jassim, o mais velho de Moza. 


Não se tem confirmações sobre a causa para a escolha. Segundo o Egypt Today, Moza conseguiu tirar os mais velhos da linha de sucessão sob o argumento de que Mishaal era "extremista religioso", e o segundo, Fahd, planejava um golpe contra o pai. 


Jassim assumiu a posição de príncipe herdeiro de 1996 a 2003, mas na hora de substituir o pai desistiu. Tamim, o 4° filho, assumiu o poder, aos 23 anos.


Em tempo


Moza também fez mestrado em Artes em Políticas Públicas do Islã na Faculdade de Estudos Islâmicos, da Universidade Hamad bin Khalifa, e recebeu doutoramentos honorários de cinco universidades.


Também é conhecida pelas excentricidades milionárias.


Fotos do Instagram de Moza














Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias