25 JUL 2025
Uma mulher de 31 anos foi presa nessa quinta-feira (24) suspeita de integrar um grupo criminoso que aplicava golpes com o uso de substâncias sedativas contra idosos na Grande Natal. A prisão foi efetuada por policiais civis da 20ª Delegacia de Polícia de Macaíba, no município de São Gonçalo do Amarante.
Segundo as investigações, os criminosos se apresentavam como profissionais da área da saúde para enganar as vítimas, principalmente idosos que viviam sozinhos ou em áreas isoladas. Com o uso de jalecos e documentos falsos, o grupo se passava por integrantes de programas sociais ou de instituições médicas.
Em um dos casos, ocorrido em Macaíba, os suspeitos se aproximaram de uma idosa oferecendo ajuda, conseguiram entrar na residência e, em seguida, aplicaram uma substância que causou perda de consciência. Com a vítima vulnerável, os criminosos roubaram eletrodomésticos, eletrônicos e cartões bancários.
Outro caso registrado envolveu o uso de cápsulas supostamente preventivas contra gripe, oferecidas a uma família da zona rural. Após ingerirem o conteúdo, os idosos desmaiaram, e a casa foi saqueada.
Até o momento, a PCRN confirmou quatro vítimas: três em Macaíba e uma em Natal. A suspeita agia de forma premeditada, usando identidade falsa e simulando ser profissional da saúde. O uso de substâncias para anular a resistência das vítimas configura o crime de roubo com emprego de meio insidioso, conforme o Artigo 157 do Código Penal.
A mulher foi encaminhada ao sistema prisional e está à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para localizar outros possíveis envolvidos e vítimas.
Autor(a): BZN