28 SET 2025
A edição de agosto da BZZZ revela sobre o HUB lançado este ano pelo CREA-RN, com um leque de oportunidades, plataforma gratuita que oferece capacitações, espaços de coworking, endereço fiscal para empresas, networking e acesso a crédito. A iniciativa busca apoiar especialmente os profissionais recém-formados, incentivando o empreendedorismo e a permanência no mercado.
Idealizado pelo presidente do Conselho no RN, Roberto Wagner, o projeto já conta com cinco empresas cadastradas e parcerias com Sebrae/RN, Sicoob Potiguar, instituições de ensino e associações de classe. “O Crea mantém sua função de fiscalização, mas também propõe políticas públicas e modelos de negócio para valorizar os profissionais”, destaca Wagner.
Segundo o coordenador do HUB, Claudionaldo Câmara, a proposta é “conectar profissionais, empresas e oportunidades”, oferecendo suporte nos primeiros anos de carreira. Estão previstas capacitações em oratória, marketing digital, finanças e modelagem de negócios, além da criação de um banco de talentos.
A engenheira ambiental Thais Lopes, primeira empreendedora cadastrada, credenciou a empresa Versar Meio Ambiente e Engenharia e já utiliza o endereço fiscal do Crea-RN. Para ela, o HUB representa “um impulsionamento para construir a marca e superar dificuldades como a falta de capacitação e de estrutura”.
Com seis espaços de coworking espalhados pelo estado, certificados digitais a preço de custo e previsão de novos serviços até o fim do ano, o HUB é apontado como uma aposta para fortalecer a atuação de engenheiros, agrônomos e geocientistas potiguares no mercado.
Autor(a): BZN