Mundo

Não apenas brasileiros. Até os isolados norte-americanos estão optando pelos ares portugueses para viver.

21 ABR 2022

Foto: Eliana Lima

Não é mais novidade que os brasileiros estão cada vez mais se mudando de mala e cuia para morar em algum lugar ótimo de Portugal. Ou comprando imóvel para servir de segunda residência. Com direito aos mais cobiçados apartamentos em Lisboa. Palacetes, inclusive.


E o que vem surpreendendo os portugueses é a procura de norte-americanos, que sempre foram muito isolados nos Estados Unidos, para residir em terras lusitanas.

Segundo o jornal português Económico, no último ano foram registados 6.921 novos residentes provenientes dos EUA em Portugal, “o que correspondeu a um aumento de 45%”.


Tem como base dados publicados na edição do Wall Street Journal (WSJ) de terça-feira (19).


Informa que os “incentivos fiscais, custo de vida mais baixo e o clima são algumas das principais razões que levam os norte-americanos a optarem por viver em Portugal”.


Também, à segurança do país, “tendo o Instituto para a Economia e Paz, uma organização sem fins lucrativos, considerado Portugal o quarto país mais seguro do mundo em 2021”.


Outro incentivo é o programa dos Residentes Não Habituais (NHR), “que permite a alguns residentes estrangeiros pedirem isenções fiscais durante um período de 10 anos”.


O jornal também mostra o outro lado. Informa que a “burocracia é um dos problemas com que os estrangeiros se deparam em Portugal, algo que levou a um número crescente de consultores de vistos e consultores que oferecem ajuda mediante o pagamento de uma taxa”.


O que faz o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) pedir cautela na contratação destes consultores. “Temos várias investigações em curso com consultores e advogados. Algumas pessoas dizem que estão a ajudar os estrangeiros e estão a cobrar dinheiro por isso e algumas vezes é uma fraude”, refere um porta-voz do SEF ao “WSJ””.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias