05 SET 2024
O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio que ocorre todos os anos com a finalidade de disseminar informações que conscientizem a população acerca da temática, realizando ações e diálogos que visem a promoção do autocuidado e prevenção ao sofrimento psíquico. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), durante o mês de setembro, orienta os profissionais da saúde e a população sobre as doenças mentais e ideação suicida, oferecendo programação de apoio e acolhimento, assim como incentivando a procura por ajuda.
O suicídio ainda é um tabu na sociedade, seja pela falta de acolhimento e conhecimento, ou pela pressão que o estigma promove, silenciando os sinais e os pedidos de ajuda. Abraçar a Campanha é uma forma de reforçar o compromisso social e colaborar com a sensibilização e a difusão de informações que auxiliem as pessoas na identificação de sinais de alerta, meios de buscar ajuda e redes de apoio.
Não existe um perfil característico para quem tem ideação suicida, por isso todos os sinais e indicadores de sofrimento mental devem ser considerados como importantes e merecedores de atenção, e, após observados, estimular a busca de ajuda nos serviços de referência em saúde mental do município, quer seja por familiares, amigos ou até mesmo da própria pessoa.
Durante todo o ano, os serviços de saúde do município atendem demandas de saúde mental, seja por meio do acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) (para casos de urgência e emergência psiquiátrica) ou pelos serviços de referência em saúde mental, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Convivência e Cultura (CECCO) e Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e outras drogadições (APTAD).
Autor(a): BZN