Esportes

Natalense Matheus Tá Danado conquista mais um pódio internacional

07 MAI 2023

Foto: Vitória no Kuwait - Foto @matheustadanado

Orgulho potiguar que leva o nome do Rio Grande do Norte a pódios pelo mundo nas disputas de Jiu-Jitsu e MMA, o natalense Matheus Felipe Xavier, conhecido nas artes marciais por Matheus Tá Danado, conquistou agora o ouro do ADCC Kuwait, sexta-feira (5).


ADCC - Abu Dhabi Combat Club Submission Wrestling World Championship - é um clube de treino fundado em 1998 por H.H. Sheikh Tahnoon Bin Zayed Al Nahyan. Quando jovem, o Sheikh estudava nos Estados Unidos quando assistiu o UFC 1 e a vitória de Royce Gracie no torneio usando o Jiu-jítsu brasileiro, e apaixonou-se pelo esporte.


No Instagram, escreveu Matheus:


- Em primeiro lugar agradeço a Deus por tudo que você está fazendo em minha vida. Gostaria de agradecer a todos que diariamente deixaram uma mensagem positiva mesmo durante a preparação para este campeonato obrigado por me manter motivado e disciplinado para alcançar meus objetivos.


História 


O interesse de Matheus Felipe pelas artes marciais aumentou ainda na adolescência e, aos 15 anos, decidiu ingressar nas aulas de boxe tailandês, esporte no qual também competia. 


Aos 16 anos, após assistir a torneios de Jiu-Jitsu, decidiu ingressar na turma de Cristiano Tchê.


Foi o inicio para muitas vitórias e subidas em pódios mundo afora. Hoje é radicado em Doha, no Catar.


Em setembro do ano passado, deu novo e ousado salto: aceitou o desafio de lutar artes marciais mistas. Ou seja, o concorrido MMA.


Sua faixa-preta de jiu-jitsu brasileiro conta com o comandado de Bruno Barreto, Thiago Barreto e Leonardo Vieira, sendo também membro da equipe de grappling Checkmat. 


Atleta respeitado no circuito competitivo internacional, o nome “Tá Danado” é uma exclamação comum no jargão português do Nordeste do Brasil, que em inglês tem significado semelhante a expressões como “wow” ou “damn!”. 


Começou a ser usado em relação ao Matheus quando ele começou a treinar Jiu-Jitsu. Na primeira experiência no torneio – com apenas 5 sessões de treinamento - ele venceu o evento. A partir daí, a intensa agenda de treinos (3 por dia) impressionou seus treinadores e parceiros de treino, que diziam algo como “você fez todos esses treinos hoje? ‘Caramba’ (Tá Danado), Matheus!”. Logo a expressão virou sinônimo do atleta.


 Com a esposa Jeni no ADCC Jordânia

           Doha, no Catar, em fevereiro 

             Dia de treino

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias