Saúde

Novembro Azul: Liga reforça importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

06 NOV 2023

Foto: Divulgação

O estado do Rio Grande do Norte encerrará o ano de 2023 com 1.450 novos casos de câncer de próstata, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Esse é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele e, em todo o país, são estimados 72 mil diagnósticos por ano no triênio entre 2023 e 2025.

Para chamar atenção para a alta incidência e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde do homem, a Liga Contra o Câncer adere à campanha do Novembro Azul, que foi criada há 20 anos na Austrália.

De acordo com o médico Matheus Amaral, urologista da Liga, todos os homens a partir de 50 anos devem fazer os exames preventivos anualmente. Para quem tem histórico familiar de câncer de próstata ou ascendência africana, a indicação é inserir os exames na rotina a partir dos 45 anos. "Quem tem um parente de primeiro grau que teve diagnóstico de câncer de próstata tem uma chance maior de ter a doença, se comparado à população em geral. Alterações genéticas também podem aumentar esse risco", explica o médico.

Por ser uma doença silenciosa nos estágios iniciais, quando é potencialmente curável, os exames preventivos são ainda mais importantes. O diagnóstico pode ser feito a partir do exame de toque retal, que é rápido e indolor, pela dosagem do PSA, detectada em exame de sangue simples, por imagem através de uma ressonância magnética e confirmado através de biópsia da próstata.

Quando diagnosticado cedo, o câncer de próstata tem até 90% de chances de cura. Pacientes com estágios mais avançados podem apresentar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e a presença de sangue na urina. Dores ósseas, principalmente na região das costas, podem ser sinal de que a doença evoluiu e apresenta metástase.

Liga Contra o Câncer

Com 74 anos de atuação, a Liga Contra o Câncer é uma das principais referências do país no tratamento oncológico, aliando o alto nível da sua equipe multidisciplinar, o acolhimento e humanização e o investimento em pesquisa e inovação.

A instituição conta, hoje, com quatro unidades hospitalares: Cecan, Hospital Luiz Antônio e Policlínica, em Natal, e o Hospital de Oncologia do Seridó, em Caicó, e também a Casa de Apoio Irmã Gabriela, unidade localizada de acolhimento e hospedagem destinada a pacientes do interior que precisam de atendimento na capital. Também estão sendo construídos o Hospital Oncológico Pediátrico, no bairro do Alecrim, e o Centro de Diagnóstico e Ensino em Currais Novos.

Já no campo educacional, o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) é referência na promoção e incentivo a investigação científica e estímulo ao desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas. Junto ao trabalho desenvolvido pela Pesquisa Institucional, o Centro de Pesquisa Clínica da Liga tem reconhecimento internacional na condução de ensaios clínicos multicêntricos para descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos, clínicos e identificar reações adversas a novos produtos.

Autor(a): BZN



últimas notícias