Política

O Brasil comemora hoje o dia do golpe político-militar de 1889. Um dos motivos foi a abolição dos escravos

15 NOV 2023

Foto: "Proclamação da República", 1893, tela de Benedito Calixto (1853-1927).

O Brasil é um país deveras curioso.


Sob o argumento de tentativa de golpe de Estado, mesmo com os manifestantes e vândalos desarmados, o Supremo promoveu prisão em massa, inclusive de senhorinhas. E vem condenando ‘golpistas’, inclusive idosa dona de casa.


E eis que todo ano, no Dia 15 de Novembro, todos os poderes constituídos brasileiros comemoram o dia em que foi proclamado o golpe republicano na monarquia.


Na História do Brasil, a Proclamação da República também é referida como Golpe Republicano ou Golpe de 1889.


Foi um golpe de Estado político-militar que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, destituindo o então chefe de Estado, imperador D. Pedro II, que recebeu ordens de partir para o exílio na Europa.


A proclamação foi declarada por José do Patrocínio, resultado de uma articulação entre militares e civis insatisfeitos com a monarquia, e o marechal Deodoro da Fonseca assumiu o comando do país.


Os militares estavam insatisfeitos com seus salários e com a carreira, e queriam o direito de manifestar suas posições políticas, que eram proibidas pela monarquia. O Exército foi considerado o salvador nacional para ‘purificar’ os costumes políticos.


O descontentamento também rondava as elites emergentes com a sub-representação na política da monarquia. Grupos na sociedade começavam a exigir maior participação pela via eleitoral. Outra questão que de somou às forças do movimento republicano foi a abolição. 


Pois é


O grito de misericórdia que motivou o golpe foi a revolta contra a abolição da escravidão, em 1888. Os grandes fazendeiros, dependentes da mão-de-obra escrava, repeliram a monarquia.


Os grupos insatisfeitos, então, uniram-se em um golpe que derrubou a monarquia e expulsou a família real do Brasil.


Ou seja: a crise da monarquia teve relação com a insatisfação do Exército e com o surgimento de novas demandas políticas na sociedade.


Os militares, então, adotaram o positivismo como ideologia política, passando a defender a implantação de uma república autoritária no Brasil.


Ou seja: a Proclamação da República foi um golpe realizado por militares e uma parcela da sociedade civil.

Autor(a): BZN



últimas notícias