Mundo

O momento em que o ex-primeiro-ministro japonês foi baleado e a nota de Bolsonaro

08 JUL 2022

Foto: Bolsonaro com o ex-primeiro-ministro japonês, que o presidente brasileiro postou em suas redes sociais

Ex-primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, 67 anos, morreu hoje (8) após um ataque a tiros na cidade de Nara, na região central do Japão, no momento em fazia discurso da campanha eleitoraldo do Partido Liberal Democrata, nas eleições para a Câmara Alta do Japão, que ocorrem no final desta semana. 

O atirador, identificado como Tetsuya Yamagami, 41 anos, foi preso. Mrador de Nara, ele fabricou a arma usada no assassinato. O controle de armas no Japão é muito rígido.

Ministro-chefe do governo, Hirokazu Matsuno disse: "Seja qual for o motivo, um ato tão bárbaro nunca pode ser tolerado, e nós o condenamos veementemente".

Nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro escreveu:

- Recebo com extrema indignação e pesar a notícia da morte de @AbeShinzo, líder brilhante e que foi um grande amigo do Brasil. Estendo à família de Abe, bem como aos nossos irmãos japoneses, a minha solidariedade e o desejo de que Deus cuide de suas almas neste momento de dor.

- Como sinal de nosso respeito ao povo japonês, de reconhecimento pela amizade de Shinzo Abe com Brasil e de solidariedade diante de uma crueldade injustificável, decretei luto oficial em todo o país durante 3 dias. Que seu  assassinato seja punido com rigor. Estamos com o Japão.



Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias