14 OUT 2024
A realidade é de extrema gravidade e perigo para adolescentes, crianças e jovens no ambiente escolar e demais locais. E reforça o alerta para o risco do Projeto de Lei 4540/21, que tem entre seus autores a deputada-comunista Natália Bonavides (PT), que altera trecho do Código Penal para determinar que não haverá prisão no caso de furto por necessidade ou de valores insignificantes.
Pois bem!
Nas redes sociais, o empresário Victor Oliveira, da Loja do Estudante, alerta sobre essa gravíssima onda entre crianças e jovens, que é a “colheita do dia”, publicada nas redes com hashtag. Alerta aos pais para ficarem atentos aos filhos (vídeo abaixo).
Significa a banalização de pequenos delitos, escancarados nas redes, para gerar uma esquisita sensação de pertencimento.
As meninas são autointituladas de “cleptogirls”, que furtam de farmácias, lojas de cosméticos e franquias de lojas de departamentos para se vangloriarem em compartilhamentos nas mídias como “#colheitadodia", usando também as hashtags #clepto e #cleptotwt.
A foto de perfill da cleptogirl é, normalmente, a de um idol de k-pop; e as ‘colheitas’ preferidas são itens de maquiagem e skincare, além de doces e bonequinhos do Sylvanian Families.
Para se ter ideia da gravidade, elas, nas mídias sociais, comparam-se, invejam-se e julgam a qualidade e a quantidade das ‘colheitas’ umas das outras, e também trocam dicas das melhores lojas, produtos e bolsas para afanar.
A glamourização da cleptomania por esses adolescentes é a certeza da impunidade, que, além de perder o medo de furtar, ainda postam seus delitos na internet.
Pois bem!
Como o PL de Natália e parlamentares do PSOL ainda tramita na Câmara dos Deputados, e esperamos que não seja aprovado, o furto simples pode levar à pena de 1 a 4 anos de reclusão e multa.
Autor(a): BZN
Lula endossa mais uma medida de enfraquecimento das polícias no Brasil, enquant
25 DEZ 2024