03 AGO 2022
De ontem (2) para a madrugada de hoje (3) foram duas ocorrências de fogo provocado por eletrodomésticos. Nessa terça-feira, em Natal, foi no apartamento da presidente do TRT-RN, desembargadora Maria do Perpétuo Wanderley, no Tirol, em que o fogão provocou princípio de incêndio. Nesta quarta, em uma torre de residencial no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim, com fogo que começou na geladeira.
O que acontece com os eletrodomésticos? Quais as medidas de prevenções?
O BZN solicitou à Neoenergia Cosern informações sobre motivos e procedimentos, no papel do jornalismo de prestação de serviço.
E já obteve respostas, que seguem:
- Frente aos registros de eventos envolvendo eletrodomésticos nos últimos dias, a Neoenergia Cosern ressalta que é necessário fazer periodicamente (ou pelo menos a cada cinco anos), uma revisão nas instalações elétricas dos imóveis com o objetivo de identificar e prevenir possíveis problemas.
_“Geralmente, nessas investigações, é constatada a necessidade de substituição de alimentadores, circuitos, cabeamentos, quadros elétricos, tomadas e outros elementos que estejam danificados ou são incompatíveis com as novas demandas de consumo”_, explica Thelmo Varela, Gerente de Operações da Neoenergia Cosern.
_“Em cidades próximas ao litoral como Natal, Mossoró, Areia Branca, Tibau, Grossos, Baraúna, Macau e Guamaré essa revisão deve ser mais frequente por causa da ação da maresia e da salinidade nas estruturas internas das residências”_, orienta o gerente.
Para além do bom funcionamento do fornecimento de energia elétrica das residências, uma revisão periódica previne acidentes domésticos causados por sobrecargas e curtos-circuitos e proporciona economia na conta de luz que pode chegar até 10%, uma vez que instalações elétricas modernas e eficientes reduzem as perdas de energia e reforçam a confiabilidade das instalações.
Um ponto de atenção importante é corrigir infiltrações e/ou excesso de umidade nas paredes onde existem instalações elétricas (principalmente quadros elétricos) embutidas.
Outra orientação importante da Neoenergia Cosern é aproveitar a revisão elétrica da residência para substituir eletrodomésticos ineficientes por outros que vão consumir menos, tais como as lâmpadas fluorescentes compactas que podem ser trocadas por novas de LED, mais eficientes, econômicas e com vida útil estimada em 10 anos (25 mil horas). As lâmpadas LED com selo Procel de eficiência garantem uma economia de até 30% no consumo mensal de uma residência.
*Etapas da Revisão elétrica*
Com a ajuda de um profissional capacitado, deve-se:
1 - Analisar o quadro de distribuição, com o objetivo de verificar a quantidade de circuitos e se estão dimensionados de forma adequada à demanda, além de verificar os terminais e possíveis falhas;
2. Inspecionar todos os periféricos (cabos, tomadas e interruptores), para certificar que todos os equipamentos se encontram em perfeitas condições de uso;
3. Identificar os produtos a serem trocados, caso os mesmos apresentem falhas e depreciações, realizar os reparos necessários;
4. Testar todas as instalações e se certificar de que tudo se encontra de acordo com as normas ABNT NBR 5410 e ABNT NBR 14039, que regulam as ligações de baixa (até 1.000V) e média tensão (de 1.000V até 36.200V).
Autor(a): Eliana Lima