16 OUT 2022
Depois de 13 anos do projeto inicial, The Red Dress (O Vestido Vermelho), feito por 343 bordadeiras de todo o mundo, foi concluído.
Concebido pela artista britânica Kirstie Macleod, o vestido vermelho já passou por 48 países, incluindo o Brasil, e se tornou um símbolo de confiança e comunicação, tornando-se uma linguagem universal, e as mulheres que decoravam o tecido tornaram-se membros de uma grande tribo.
A peça final foi montada em um vestido até o chão. São 84 peças de dupioni de seda bordô, todas bordadas à mão por artistas de todo o mundo, em países como África do Sul, México, Egito, Colômbia, Quênia, Japão, Turquia etc.
Os designs são inspirados nas histórias de vida e experiências das mulheres ao redor do Planeta, entre as quais artistas refugiadas que escaparam da guerra, artesãs que mantêm tradições antigas e bordadeiras de primeira viagem que estão aprendendo a arte.
Kirstie desenhou o primeiro esboço de um vestido em um guardanapo no já distante ano de 2009. Não imaginava que seu design crescesse para dimensões tão enormes e conectasse mulheres de todo o mundo.
Autor(a): Eliana Lima